3º EM noturno

3º ano EM



BIBLIOTECA VIRTUAL  - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO (NOTURNO)
Seja muito bem-vindo(a) ao 3º ano do Ensino Médio! Nossa disciplina engloba os conteúdos de redação, português e literatura. A proposta das aulas é prepará-lo para realizar a redação do ENEM e também para resolver as questões de língua portuguesa (ENEM e PISM III) e de literatura (ENEM e PISM III). Estou muito feliz em tê-lo(a) como aluno(a) e espero poder contribuir para o seu sucesso. A expectativa é a de que, ao final deste ano letivo, você seja capaz de desenvolver um bom texto, transcendendo o senso comum de que:

1) “Escrever é muito difícil!”
2) “É preciso muita inspiração para escrever bem!”
3) “É necessário dominar todas as regras da Língua Portuguesa para desenvolver um bom texto!”
           
Esses são MITOS que, ao se perpetuarem, acabam por desanimar os alunos em seus estudos. Assim, espero que você descubra que escrever pode não ser tão difícil quanto parece. No entanto, faz-se necessário muito empenho e dedicação; afinal, você precisa conhecer suficientemente bem os fundamentos das técnicas de escrita e os parâmetros de correção a que sua redação será submetida. Assim, o estudo, a concentração nas explicações em sala de aula e sua participação efetiva são de grande importância.
Desejo que você aproveite bastante todos os nossos espaços de estudo: a sala de aula presencial e esta sala de aula virtual que foi preparada com muito carinho. E que, ao longo do ano, possamos partilhar conhecimentos para que você, ao terminar o Ensino Médio, esteja pronto para iniciar a vida profissional com a qual sempre sonhou.
Havíamos iniciado o nosso ano letivo normalmente nos primeiros dias de fevereiro e seguimos com as aulas até o início do confinamento, 16 de março. O que você encontrará registrado aqui, neste primeiro momento, é, tão somente, o conteúdo trabalhado até o dia 15 de março.
Havíamos iniciado por redação cujos principais objetivos foram explicitados em aula:
  1. Compreender a proposta de redação (O que a banca está pedindo)
  2. Ampliar o repertório sociocultural para a defesa de seu ponto de vista (O que eu sei sobre esse tema)
  3. Estruturar argumentos pertinentes para a defesa de seu ponto de vista (Como eu posso organizar minhas ideias)
  4.  Conhecer as regras de planejamento de uma produção de texto do tipo dissertativo-argumentativo
Além disso, havíamos visitado a literatura, mais especificamente o conteúdo do 3º ano do Ensino Médio. Vimos que o ENEM prioriza a interpretação do texto literário, já o PISM explora também o contexto (escola literária) a que pertencem os textos em questão.
Sobre português, estávamos estudando concordância e regência, antes que interrompêssemos nossas aulas por causa da pandemia. O conteúdo fora selecionado após prova diagnóstica (produção de texto). Logo depois, passaríamos a nos concentrar em funções da linguagem (base para a elaboração das questões do ENEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário