6º ano

Língua

Esta língua é como um elástico
que espicharam pelo mundo.
No início era tensa,
de tão clássica.

Com o tempo, se foi amaciando,
foi-se tornando romântica,
incorporando os termos nativos
e amolecendo nas folhas de bananeira
as expressões mais sisudas.

Um elástico que já não se pode
mais trocar, de tão gasto;
nem se arrebenta mais, de tão forte.

Um elástico assim como é a vida
que nunca volta ao ponto de partida.

Autor: Gilberto Mendonça Teles

Atividade

1) Sabendo que Gilberto de Mendonça Teles é um escritor brasileiro, podemos inferir que o pronome grifado em "Esta língua é como um elástico"  faz referência a:

(      ) a língua espanhola
(      ) a língua portuguesa
(      ) a língua inglesa

2) O poema compara a língua a um elástico. Por quê?

(     ) Porque ela é molenga e comprida.
(     ) Porque ela é dinâmica e se expande para várias regiões.
(     ) Porque ela pode ser esticada.

3) Qual a origem da língua portuguesa?

(     )  latim
(     )  grego
(     ) indigna

4) Nos trechos "No início era tensa", essa "tensão" se deve a:

(     ) rigidez que as regras gramaticais impõem à língua.
(     ) rigidez de sentido das palavras.
(     ) rigidez da ortografia da língua.

5) Como você interpretaria a segunda estrofe desse poema?

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6) Em sua opinião, é possível o Brasil mudar seu idioma? Justifique.

(       ) sim,_________________________________________________
(       ) não, ________________________________________________

7) O poeta finaliza o poema dizendo que a língua é "um elástico assim como a vida/ Que nunca volta ao ponto de partida", essa afirmação se deve:

(     ) ao fato de, assim como a vida não pode retornar ao ponto de partida, a língua também não retrocede e sempre evolui.
(     ) ao fato de, assim como a vida se modifica com o tempo, a língua também se modifica.
(     ) as duas opções anteriores estão corretas.

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SEMANA 1 (18/05)
ASSUNTO: PONTUAÇÃO // CAMPANHA PUBLICITÁRIA IMPRESSA

A IMPORTÂNCIA DA VÍRGULA
Entre os sinais de pontuação, certamente a vírgula é o que provoca mais dúvidas entre os falantes da língua portuguesa. Uma vírgula mal colocada ou omitida pode causar sérios prejuízos para o entendimento do texto, especialmente quando o assunto é a modalidade escrita, já que na fala sabemos quando fazer as pausas necessárias para que o interlocutor compreenda adequadamente a mensagem.
A vírgula é um sinal de pontuação que exerce três funções básicas:
·         Marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura;
·         Enfatizar e/ou separar expressões e orações;
·         Impedir qualquer ambiguidade.


Atividade 1 - Leia a placa abaixo e responda:
a) Dá para entender a mensagem?
b) O que causa estranheza?
c) O que falta para a placa não causar mal-entendidos?
d) Refaça a placa de forma a não causar ambiguidade.

Atividade 2 – Observe a campanha publicitária abaixo e responda:

a) Leia o texto da Campanha sobre amamentação e observe o uso da vírgula.
b) Observe a frase “Mais saúde, carinho e proteção”.
- As vírgulas foram usadas com que finalidade neste caso?
- Podemos listar estes elementos?

Atividade 3 - OBSERVE ESSAS CAMPANHAS:



a) Preste atenção nas vírgulas do trecho da campanha sobre o leite materno: “Qualquer quantidade ajuda, e muito, na recuperação dessas crianças”. Qual a intenção do autor do texto ao colocar este “e muito”?
b) Qual a intenção ele queria provocar no leitor?
c) Na campanha sobre a cura da tuberculose, se a frase fosse colocada na ordem direta “O tratamento precisa ser feito até o final para curar a tuberculose”. A vírgula seria necessária? Por quê?

Atividade 4 - Agora volte e observe as 3 campanhas:

a) Como poderíamos construir uma regra para uso da vírgula nestes casos?
b) Crie outras frases com os mesmos usos das vírgulas dos textos.

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SEMANA 2 (25/05)
ASSUNTO: PANFLETO/FOLHETO

Nas aulas seguintes vamos trabalhar as características de uma campanha publicitária. Planejamento e a produção de um Folheto/Panfleto informativo (educativo).
As campanhas educativas têm por objetivo oferecer informações corretas e atualizadas a um grande número de pessoas, visando conscientizar, mudar comportamentos, atitudes e práticas ligadas à prevenção de suas vulnerabilidades, cuidados com a saúde, empoderamento, Exercício dos direitos e enfrentamento das violências, etc..

PANFLETOS/FOLHETOS
·         Folhetos/Panfletos podem ser publicitários e comerciais quando apresentam informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou podem ser
·         informativos/educativos por divulgar ideias e opiniões com a intenção de conscientizar e mudar o comportamento de seu leitor.
·         Utiliza-se de uma linguagem multimodal, com imagem, texto verbal, cores, escolha de fonte, entre outros.
·         Os Folhetos/Panfletos usam como estratégia apelativa e argumentativa imagens, escolhas lexicais como adjetivos, advérbios e verbos no imperativo.
·         Possuem textos curtos e objetivos, normalmente são impressos em uma folha avulsa e distribuídos mão a mão, em locais de grande circulação.

Atividade 1 - Leia o folheto abaixo e responda às questões.


a) Do que se trata o folheto?
b) Qual seu objetivo?
c) Que recursos ele utiliza para atingir seu objetivo?
d) As imagens despertam a atenção do leitor?
e) As imagens ilustram a mensagem que se deseja passar?
f) As imagens estão em concordância com o público-alvo?
g) O conteúdo textual prende a atenção do leitor? Desperta seu interesse? É criativo e impactante?
h) A mensagem que deseja passar está clara e objetiva?
i) O texto está em concordância com o público-alvo?
j) Contém as informações essenciais sobre o tema?
k) Incentiva o leitor a realizar a ação? Utiliza verbos no imperativo?

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SEMANA 3 (01/06)
ASSUNTO: ORTOGRAFIA

ATIVIDADE 1 - Leia com bastante atenção a placa e os anúncios abaixo:





ATIVIDADE 2 - A função da língua é garantir a comunicação efetiva. Nos textos acima ocorreu a comunicação? A língua cumpriu sua função? O que você observou?

ATIVIDADE 3 – Estes erros podem ocorrer em qualquer produção textual. Sendo assim: Como podemos evitar que isso ocorra?

ATIVIDADE 4 – Faça a revisão e reescreva a placa e os anúncios fazendo as correções necessárias.

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SEMANA 4 (08/06)
ASSUNTO: PRODUÇÃO ESCRITA

ATIVIDADE 1 - Agora é sua vez.

Seja criativo e crie uma campanha publicitária sobre os cuidados para não pegar a Covid-19, “coronavírus”.

Não se esqueça de checar:
·         Qual o público-alvo;
·         Mensagem;
·         Informação (ões) indispensável (is);
·         Imagem (ns) de acordo com a mensagem. Cor predominante.

Não se esqueça de usar a pontuação corretamente.

ATIVIDADE 2 - Faça a revisão da sua produção. Além de focar nos erros gramaticais, por exemplo, na ortografia das palavras, na concordância verbal e nominal ou na pontuação, não se esqueça de verificar: O texto está adequado ao público-alvo? Aborda a temática de modo satisfatório? Os aspectos visuais produzem o efeito pretendido? É o momento, portanto, de eliminar ou acrescentar trechos, substituir, inverter, verificar se o léxico está adequado.

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SEMANA 1 (29/06)
ASSUNTO: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA


ATIVIDADE 1 - Vamos estudar sobre “Variação linguística”. Leia com atenção! Língua é a linguagem verbal (oral/escrita) utilizada por um grupo de indivíduos que constituem uma comunidade.
  •       Ela é uma construção humana e histórica.
  •         É organizadora da identidade dos seus usuários.
  •        Ela também dá unidade a uma cultura, a uma nação.
  • ·     Uma língua viva é dinâmica e, por isso, está sujeita a variações.

Variações linguísticas são diferenças que uma mesma língua apresenta quando é utilizada, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas.

ATIVIDADE 2 -  Agora responda, se tiver dúvidas pesquise na internet ou converse com seus familiares.

a) O que você sabe sobre sua própria língua? De onde ela veio?
b) Por que falamos português?
c) A presença indígena em nosso país influencia diretamente no nosso modo de falar. Quais palavras de origem indígena, os primeiros habitantes do Brasil, você conhece?
d) A cultura negra está muito presente em nosso dia-a-dia, seja por meio da música, da dança, da culinária, da literatura e também do nosso modo de falar. Quais palavras de origem africana você conhece?

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