Esta língua é como um elástico
que espicharam pelo mundo.
No início era tensa,
de tão clássica.
Com o tempo, se foi amaciando,
foi-se tornando romântica,
incorporando os termos nativos
e amolecendo nas folhas de bananeira
as expressões mais sisudas.
Um elástico que já não se pode
mais trocar, de tão gasto;
nem se arrebenta mais, de tão forte.
Um elástico assim como é a vida
que nunca volta ao ponto de partida.
Autor: Gilberto Mendonça Teles
Atividade
1) Sabendo que Gilberto de Mendonça Teles é um escritor brasileiro, podemos inferir que o pronome grifado em "Esta língua é como um elástico" faz referência a:
( ) a língua espanhola
( ) a língua portuguesa
( ) a língua inglesa
2) O poema compara a língua a um elástico. Por quê?
( ) Porque ela é molenga e comprida.
( ) Porque ela é dinâmica e se expande para várias regiões.
( ) Porque ela pode ser esticada.
3) Qual a origem da língua portuguesa?
( ) latim
( ) grego
( ) indigna
4) Nos trechos "No início era tensa", essa "tensão" se deve a:
( ) rigidez que as regras gramaticais impõem à língua.
( ) rigidez de sentido das palavras.
( ) rigidez da ortografia da língua.
5) Como você interpretaria a segunda estrofe desse poema?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Em sua opinião, é possível o Brasil mudar seu idioma? Justifique.
( ) sim,_________________________________________________
( ) não, ________________________________________________
7) O poeta finaliza o poema dizendo que a língua é "um elástico assim como a vida/ Que nunca volta ao ponto de partida", essa afirmação se deve:
( ) ao fato de, assim como a vida não pode retornar ao ponto de partida, a língua também não retrocede e sempre evolui.
( ) ao fato de, assim como a vida se modifica com o tempo, a língua também se modifica.
( ) as duas opções anteriores estão corretas.
_________________________________________________________________________________
SEMANA 1
(18/05)
ASSUNTO:
PONTUAÇÃO // CAMPANHA PUBLICITÁRIA IMPRESSA
A IMPORTÂNCIA DA
VÍRGULA
Entre os sinais de pontuação, certamente a vírgula é o que
provoca mais dúvidas entre os falantes da língua portuguesa. Uma vírgula mal
colocada ou omitida pode causar sérios prejuízos para o entendimento do texto,
especialmente quando o assunto é a modalidade escrita, já que na fala sabemos
quando fazer as pausas necessárias para que o interlocutor compreenda
adequadamente a mensagem.
A vírgula é um sinal de pontuação que exerce três funções
básicas:
·
Marcar as pausas e as inflexões da voz na
leitura;
·
Enfatizar e/ou separar expressões e orações;
·
Impedir qualquer ambiguidade.
Atividade 1
- Leia a placa abaixo e responda:
a) Dá para
entender a mensagem?
b) O que
causa estranheza?
c) O que
falta para a placa não causar mal-entendidos?
d) Refaça a
placa de forma a não causar ambiguidade.
Atividade 2
– Observe a campanha publicitária abaixo e responda:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3xWSC5xlj6HcQ3JxrwYx8PisGiy7FE4u2Sil1_c4E4r7jvzG6pJJNxwxYezacsg8njp3Om2OpAWHdTxtdbZkTO4HRzjZzipFrEA72RY1fv5D5hBlKIiWYV2k3tfhj5ZNGoVVHFlqQZ5F0/s320/62.png)
a) Leia o
texto da Campanha sobre amamentação e observe o uso da vírgula.
b) Observe a
frase “Mais saúde, carinho e proteção”.
- As
vírgulas foram usadas com que finalidade neste caso?
- Podemos
listar estes elementos?
Atividade 3
- OBSERVE ESSAS CAMPANHAS:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqx4IXY74hPlwmQIISpbeKUjpGWqcKzWl6MCE8LHoVd1ZGk7G5F-86MvrjfDPltZn7JuS1H3aDU3GlxeJkxYRh6X-jdF198oL-SWCZEZn1lTbIXrdhf2iTBRJpShTe8ioC4yX0rJtSZhTY/s320/63.png)
a) Preste
atenção nas vírgulas do trecho da campanha sobre o leite materno: “Qualquer
quantidade ajuda, e muito, na recuperação dessas crianças”. Qual a intenção do
autor do texto ao colocar este “e muito”?
b) Qual a
intenção ele queria provocar no leitor?
c) Na
campanha sobre a cura da tuberculose, se a frase fosse colocada na ordem direta
“O tratamento precisa ser feito até o final para curar a tuberculose”. A
vírgula seria necessária? Por quê?
Atividade 4
- Agora volte e observe as 3 campanhas:
a) Como
poderíamos construir uma regra para uso da vírgula nestes casos?
b) Crie
outras frases com os mesmos usos das vírgulas dos textos.
_________________________________________________________________________
SEMANA 2
(25/05)
ASSUNTO:
PANFLETO/FOLHETO
Nas aulas
seguintes vamos trabalhar as características de uma campanha publicitária.
Planejamento e a produção de um Folheto/Panfleto informativo (educativo).
As campanhas
educativas têm por objetivo oferecer informações corretas e atualizadas a um
grande número de pessoas, visando conscientizar, mudar comportamentos, atitudes
e práticas ligadas à prevenção de suas vulnerabilidades, cuidados com a saúde,
empoderamento, Exercício dos direitos e enfrentamento das violências, etc..
PANFLETOS/FOLHETOS
·
Folhetos/Panfletos podem ser publicitários e
comerciais quando apresentam informações sobre produtos e serviços com objetivo
de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou podem ser
·
informativos/educativos por divulgar ideias e
opiniões com a intenção de conscientizar e mudar o comportamento de seu leitor.
·
Utiliza-se de uma linguagem multimodal, com
imagem, texto verbal, cores, escolha de fonte, entre outros.
·
Os Folhetos/Panfletos usam como estratégia
apelativa e argumentativa imagens, escolhas lexicais como adjetivos, advérbios
e verbos no imperativo.
·
Possuem textos curtos e objetivos, normalmente
são impressos em uma folha avulsa e distribuídos mão a mão, em locais de grande
circulação.
Atividade 1
- Leia o folheto abaixo e responda às questões.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoHY3lP1WVHABQ4lEU4kBDnQw0gPPPhGebwXS6VFhBO_5PF_xZXbpq1rkUpL_TwlHvrc2ao8ZweFFyvlSbaBaCA6JAIacDaw0FGbwFt28btggmkod4hH6WNB3F27j1PhK0rp_yB5DHDXiQ/s320/64.png)
a) Do que se
trata o folheto?
b) Qual seu
objetivo?
c) Que
recursos ele utiliza para atingir seu objetivo?
d) As
imagens despertam a atenção do leitor?
e) As
imagens ilustram a mensagem que se deseja passar?
f) As
imagens estão em concordância com o público-alvo?
g) O
conteúdo textual prende a atenção do leitor? Desperta seu interesse? É criativo
e impactante?
h) A
mensagem que deseja passar está clara e objetiva?
i) O texto
está em concordância com o público-alvo?
j) Contém as
informações essenciais sobre o tema?
k) Incentiva
o leitor a realizar a ação? Utiliza verbos no imperativo?
_________________________________________________________________________
SEMANA 3
(01/06)
ASSUNTO:
ORTOGRAFIA
ATIVIDADE 1
- Leia com bastante atenção a placa e os anúncios abaixo:
ATIVIDADE 2
- A função da língua é garantir a comunicação efetiva. Nos textos acima ocorreu
a comunicação? A língua cumpriu sua função? O que você observou?
ATIVIDADE 3
– Estes erros podem ocorrer em qualquer produção textual. Sendo assim: Como
podemos evitar que isso ocorra?
ATIVIDADE 4
– Faça a revisão e reescreva a placa e os anúncios fazendo as correções
necessárias.
_____________________________________________________________________________
SEMANA 4
(08/06)
ASSUNTO:
PRODUÇÃO ESCRITA
ATIVIDADE 1
- Agora é sua vez.
Seja
criativo e crie uma campanha publicitária sobre os cuidados para não pegar a
Covid-19, “coronavírus”.
✔
Não se esqueça de checar:
·
Qual o público-alvo;
·
Mensagem;
·
Informação (ões) indispensável (is);
·
Imagem (ns) de acordo com a mensagem. Cor
predominante.
✔
Não se esqueça de usar a pontuação corretamente.
ATIVIDADE 2
- Faça a revisão da sua produção. Além de focar nos erros gramaticais, por
exemplo, na ortografia das palavras, na concordância verbal e nominal ou na
pontuação, não se esqueça de verificar: O texto está adequado ao público-alvo?
Aborda a temática de modo satisfatório? Os aspectos visuais produzem o efeito
pretendido? É o momento, portanto, de eliminar ou acrescentar trechos,
substituir, inverter, verificar se o léxico está adequado.
_________________________________________________________________________________
SEMANA 1 (29/06)
ASSUNTO: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
ATIVIDADE 1 - Vamos estudar sobre “Variação linguística”.
Leia com atenção! Língua é a linguagem verbal (oral/escrita) utilizada por um
grupo de indivíduos que constituem uma comunidade.
- Ela é uma construção humana e histórica.
- É organizadora da identidade dos seus usuários.
- Ela também dá unidade a uma cultura, a uma nação.
- · Uma língua viva é dinâmica e, por isso, está sujeita a variações.
Variações linguísticas são diferenças que uma mesma língua
apresenta quando é utilizada, de acordo com as condições sociais, culturais,
regionais e históricas.
ATIVIDADE 2 - Agora
responda, se tiver dúvidas pesquise na internet ou converse com seus
familiares.
a) O que você sabe sobre sua própria língua? De onde ela
veio?
b) Por que falamos português?
c) A presença indígena em nosso país influencia diretamente
no nosso modo de falar. Quais palavras de origem indígena, os primeiros
habitantes do Brasil, você conhece?
d) A cultura negra está muito presente em nosso dia-a-dia,
seja por meio da música, da dança, da culinária, da literatura e também do
nosso modo de falar. Quais palavras de origem africana você conhece?
Nenhum comentário:
Postar um comentário