Acessibilidade,
Inclusão Social e Desenho Universal: Tudo a Ver
"A
acessibilidade é um direito, não um privilégio", William Loughborough
Como definir "acessibilidade"?
O dicionário nos diz que
"acessibilidade" é um substantivo que denota a qualidade de ser
acessível; "acessível", por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo
a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance. Na área da Deficiência,
quando este termo começou a ser utilizado, estava restrito ao ambiente
construído e designava a eliminação de barreiras arquitetônicas. Na verdade, a
expressão mais frequentemente usada era "eliminação de barreiras",
pois ficava subentendido que a pessoa se referia às barreiras arquitetônicas.
A sensação que as pessoas tinham
(tanto as pessoas com deficiência quanto familiares, amigos e profissionais)
era muito negativa: a cidade era vista como um lugar perigoso, cheio de
armadilhas e obstáculos a serem enfrentados, que requeriam disposição e
paciência, todo dia. Nada era fácil, nada era possível. A ilustração de Ricardo
Ferraz traduz brilhantemente a percepção e o sentimento dessa época.
(Retirado dehttp://apnenden ovaodessa.blogspot.com.br/2011/05/como-definir-acessibilidade.html)
Atividades
1. A partir da
leitura do texto e do desenho em questão o que você entende por acessibilidade?
2. Segundo o
dicionário Aulete, arquitetura é a “Arte e técnica de projetar espaços e
edificações adequados a vivências e atividades humanas”. Como você define o que
autor quis dizer com “barreiras arquitetônicas”?
3. O autor utilizou
parênteses no segundo parágrafo. Qual a função deles na construção de sentido
nesta parte do texto?
4. Você acha que a
cidade em que vive possui acessibilidade para pessoas de determinadas
deficiências em geral? Independentemente
de sua resposta for positiva ou negativa, comente brevemente sobre sua
percepção disso.
5. Na ilustração, o
advérbio “NÃO” está escrito bem grande. O que ele representa na verdade além do
valor de negação para o desenho como um todo?
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