BIBLIOTECA VIRTUAL
8ºANO – Profª Tatiana Falcão
8ºANO – Profª Tatiana Falcão
Sejam super bem-vindos(as) à
nossa Biblioteca Virtual, um espaço criado com muito carinho para vocês! A
princípio, vamos utilizá-lo apenas para organizar a matéria vista em sala de
aula até o momento em que foi decretada a quarentena. A intenção é que vocês
não se esqueçam do que estudaram e possam voltar com o conteúdo em dia, quando
este período de afastamento terminar. Beijo grande! Bons estudos!
RESENHA
Iniciamos estudando a estrutura
do gênero textual resenha. Mas o que é mesmo, “gênero textual”? Relembre!
1.
Tipos
textuais X Gêneros textuais
a) Os tipos textuais são apenas teoria, são conceitos. Os gêneros textuais são a concretização dessa teoria, isto é, gênero é a língua portuguesa na prática, existindo e atuando em nossas vidas.
a) Os tipos textuais são apenas teoria, são conceitos. Os gêneros textuais são a concretização dessa teoria, isto é, gênero é a língua portuguesa na prática, existindo e atuando em nossas vidas.
b b) Os tipos são só cinco. Os gêneros são
incontáveis.
Exemplos: 1. descrição (retrato falado,
anúncio de aluguel ou compra de algo);
2. narração (conto de fadas, notícia de um assalto);
3. Injunção ou instrução (manual de celular, receita);
4. dissertação expositiva (texto de livros didáticos, artigos científicos);
5. dissertação argumentativa (artigo de opinião, editorial, redações do ENEM).
2. narração (conto de fadas, notícia de um assalto);
3. Injunção ou instrução (manual de celular, receita);
4. dissertação expositiva (texto de livros didáticos, artigos científicos);
5. dissertação argumentativa (artigo de opinião, editorial, redações do ENEM).
d
c) Definição dos tipos:
c) Definição dos tipos:
i)
A descrição elabora um retrato verbal de
algo ou alguém
ii)
A narração conta uma história
iii)
A injunção dá instruções
iv)
A dissertação expositiva apresenta
informações
v)
A dissertação argumentativa defende uma
opinião
2.
Resenha
aa) Definição: a resenha é
um gênero textual curto, cuja principal característica é
escrever, de maneira breve, uma crítica sobre determinado assunto. A resenha ideal
é composta não apenas pela crítica direta, mas também por momentos de
descrição, e esses dois elementos devem estar em perfeito equilíbrio em seu
texto.
bb) Se a resenha expressa uma opinião (crítica) e também descreve
aquilo sobre o que ela dá opinião, podemos afirmar que o gênero textual resenha é um texto do tipo textual argumentativo e também do tipo textual descritivo.
cc) Conclusão: os textos são predominantemente de um tipo, mas podem apresentar fragmentos de
outro tipo (ou outros tipos). A resenha, por exemplo, não é totalmente um texto
de tipo argumentativo, já que apresenta descrição, mas é sim principalmente (predominantemente) uma
argumentação, porque sua função
principal é apresentar a opinião do autor.
3.
Explicações
em vídeos e sugestão de leitura
aa) Vimos em sala de aula, antes do
confinamento, em nosso livro didático, exemplo de resenha de livro e exemplo de
resenha de filme.
bb) Compartilhei com vocês pelo facebook o
link de um vídeo de 10 minutinhos que explica o que é e como elaborar uma
resenha. O link é esse: https://www.youtube.com/watch?v=rDNfm3JesUw&feature=share&fbclid=IwAR0Uphor67MG5ZiqQKPynKGEiCYQN29Uc2qakdrSMbe0SAc1jGIunFv4ghE
cc) Ficou estabelecido em aula, antes da
pandemia, que o nosso trabalho do primeiro bimestre será exatamente esse: a elaboração de uma resenha crítica de
um livro ou de um filme à sua escolha.
dd) Sugiro que leiam um livro muito bom que
está disponível on-line (gratuitamente) para vocês na versão em quadrinhos: O
Diário de Anne Frank https://drive.google.com/file/d/1lrJiqKQg9jZU1Ju7TwgNiwUU8oib03BP/view?fbclid=IwAR3ykyeJpKDsFfjDeUlSZpbXc4qQQ9cEcdFFC8HrPQrhuyDrZ7mRto7vFnA
. Há o filme também, mas ele fica bem mais interessante após a leitura do
livro. https://www.youtube.com/watch?v=vV9eFSebiXc
Exercícios
LEIA O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES.
Resenha Crítica: Sempre ao seu lado
Andressa da Silva
Nascimento, 8° ano
F. Maurício
Araújo
O filme americano do
diretor Lasse Hallstrom conta uma história baseada em fatos verídicos vividos
por um cachorro japonês da raça akita. O diretor Lasse lançou 6 filmes, mas o
que lhe proporcionou um lucro significativo foi o “Sempre ao Seu Lado”.
O
conflito começa quando Parker encontra um cãozinho abandonado numa estação de
trem e durante muito tempo, ele tenta encontrar seu verdadeiro dono. Mas seus
esforços foram inúteis e ele acaba decidindo ficar com o
animal.
A mulher do professor
Parker não aceitava o Hachiko em sua casa, por causa de outro cachorro que
havia morrido, mas Parker acaba convencendo-a, argumentando que o cão traria um
pouco de alegria para sua casa, além disso, a mulher acaba concordando que o
cachorro fique porque ela percebe que seu esposo já estava muito apegado ao
animal.
O tempo vai passando
e o filme mostra uma intensa amizade entre o cão e o seu dono. Durante vários
dias, Hachiko acompanha Parker até uma estação de trem onde seu dono vai para o
trabalho
O filme é uma
história muito comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do
enredo. Ele tenta mostrar que até um cachorro pode se tornar o verdadeiro amigo
do homem, basta existir um relacionamento de afeto e lealdade.
Para a tristeza do
telespectador, quase no final do filme, Parker morre em seu trabalho enquanto
dá aulas de balé. Uma morte muito silenciosa. Hachiko, seu cão fiel, o aguarda
durante muito tempo. A esperança alimentava o cão em reencontrar seu dono, mas
todo seu esforço era em vão. Hachiko ainda tem um sonho muito impressionante
com seu dono e ele ainda acredita que ele vai voltar.
A
cena que arranca lágrimas de muita gente é quando mesmo depois de anos, já
velho, Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem,
observando cada passageiro desembarcando, ainda na esperança de reencontrar
Parker.
O
verdadeiro Hachiko nasceu em Odacom em 1923, no Japão, e o seu verdadeiro dono,
o Dr. Eisaburo Ueno, professor de universidade, morreu em 1925. Nos
anos seguintes, o cão voltou à estação de trem para aguardar o seu dono.
Hachiko morreu no mês de março em 1935. Atualmente, existe uma estátua dele na
estação de trem Shibuya.
O
filme é maravilhoso e recomendo para toda família, pois além de pertencer a uma
classificação livre, ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com
brilhantes atuações e fortes emoções.
Nascimento, Andressa
da Silva, 8° ano, 2018, São Gonçalo do Amarante
Escola João Moreira
Barroso, Professor Francisco Maurício Araújo
1ª) A finalidade do texto é
a) apresentar uma história de fidelidade de um cão e a bravura do seu
dono.
b) apresentar um resumo e um ponto de vista sobre uma obra cultural.
c) criticar determinadas atitudes humanas com seus animais de estimação.
d) noticiar um filme que em breve será lançado no cinema.
2ª) Segundo o texto,
a) a história é baseada em fatos verídicos, onde um cão proporcionou
lucros ao diretor do filme.
b) o conflito dar início quando a mulher do professor Parker decide
aceitar o animal.
c) Parker encontra o um cão abandonado numa estação de trem e logo
decide adotá-lo.
d) a frustração de Parker contribuiu para adotar o Hachiko.
3ª) No trecho: “O diretor Lasse lançou 6 filmes, mas o
que lhe proporcionou um lucro significativo foi o “Sempre ao Seu Lado”.”, a
palavra grifada introduz uma ideia de
a) alternância.
b) oposição.
c) adição.
d) conclusão.
4ª) A mulher do professor Parker resiste em concordar com o marido em
adotar o Hachiko por causa de outro cachorro que havia morrido, mas ela acaba
aprovando a ideia em aceitar aquele cãozinho em sua casa, porque
a) ela acredita que sua filha ficaria alegre.
b) o Hachiko poderia ser uma forma de substituir a ausência deixada pelo
outro cão.
c) acredita que seu marido ficaria mais amoroso e paciente.
d) a relação entre o cão e o seu marido já era intensa.
5ª) O trecho abaixo que se identifica uma linguagem conotativa, onde a
autora faz uso de uma expressão figurada para tornar a linguagem mais
expressiva está em
a) “O conflito começa quando Parker encontra um cãozinho abandonado numa
estação de trem...”
b) “O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador
envolvido desde o início do enredo.”
c) “A cena que arranca lágrimas de muita gente é quando mesmo depois de
anos...”
d) “...ainda na esperança de reencontrar Parker.”
6ª) No trecho: “... basta existir um relacionamento de afeto e lealdade.”,
as palavras destacadas poderiam ser substituídas respectivamente, sem alterar o
sentido da expressão, por
a) apreço e fidelidade.
b) dedicação e amor.
c) indiferença e respeito.
d) hostilidade e consideração.
7ª) Há uma opinião em
a) “A esperança alimentava o cão em reencontrar seu dono, mas todo seu
esforço era em vão.”
b) “... Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação
de trem, observando cada passageiro desembarcando...”
c) “... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com
brilhantes atuações e fortes emoções.”
d) “O verdadeiro Hachiko nasceu em Odacom em 1923, no Japão...”
8ª) No trecho: “...pois além de pertencer a uma
classificação livre...”, a expressão grifada foi utilizada com o intuito de
a) acrescentar posteriormente uma ideia nova.
b) introduzir uma oposição à oração anterior.
c) concluir o que havia dito anteriormente.
d) introduzir uma explicação para o leitor.
9ª) Segundo a autora, o que deixa o telespectador envolvido na história
é
a) a reflexão.
b) o bom enredo.
c) a emoção.
d) o sofrimento.
10ª) O momento mais emocionante para muitos telespectadores, segundo a
autora, está em
a) “Para a tristeza do telespectador, quase no final do filme, Parker
morre em seu trabalho enquanto dá aulas de balé.”
b) “Hachiko, seu cão fiel, o aguarda durante muito tempo.”
c) “... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com
brilhantes atuações e fortes emoções.”
d) “... já velho, Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário
na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando, ainda na
esperança de reencontrar Parker.”
11ª) Observe a frase: “Hachiko ainda tem um sonho muito impressionante
com seu dono e ele ainda acredita que ele vai voltar.” Marque a alternativa
abaixo que mostra a mesma expressão reescrita de uma forma diferente, mas com o
mesmo sentido.
a) Hachiko sonha com Parker de forma impressionante e ele ainda acredita
na sua volta.
b) Hachiko se impressiona com o sonho, e isso o motiva a esperar pelo
dono.
c) Hachiko fica impressionado com o sonho, mas ele ainda acredita no
retorno de Parker.
d) Hachiko fica impressionado depois do sonho com Parker, pois ainda
acredita que ele vai voltar.
12ª) O texto foi escrito
a) em linguagem informal, para torná-lo mais expressivo e comunicativo
ao leitor.
b) em linguagem coloquial, porque a escritora ainda não tem o domínio da
norma culta.
c) em linguagem culta, pois o gênero resenha crítica não permite a
utilização de elementos coloquiais.
d) em linguagem técnica, pois ele apresenta muitas palavras difíceis de
entender o significado.
13ª) O trecho em que há um convite ao leitor para assistir ao filme
Sempre ao Seu Lado é
a) “... ele mostra uma linda história
de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções.”
b) “O filme é maravilhoso e recomendo
para toda família...”
c) “O filme é uma história muito
comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo.”
d) “Atualmente, existe uma estátua dele
na estação de trem Shibuya.”
14ª) No fragmento: “... depois de
anos, já velho...” a palavra grifada estabelece ideia de
a) intensidade.
b) modo.
c) afirmação.
d) tempo.
5.
Gabarito
Agora confira o gabarito. Dicas: 1) em
relação às questões erradas, primeiro vejam se entenderam porque erraram e se
concordam com a resposta do gabarito; 2) caso não concordem, coloquem isso nos
comentários dessa aula para eu poder explicar; 3) sublinhe as palavras
desconhecidas que aparecerem no texto e 3.1) tente inferir (deduzir) o
significado pelo contexto; 3.2) procurem seu significado no dicionário se não
for possível saber o que é apenas pelo contexto.
1B / 2D / 3B / 4D / 5C / 6A / 7C / 8A / 9C / 10D /
11A / 12C / 13B / 14D
Nenhum comentário:
Postar um comentário