8º ano


BIBLIOTECA VIRTUAL 

8ºANO – Profª Tatiana Falcão

Sejam super bem-vindos(as) à nossa Biblioteca Virtual, um espaço criado com muito carinho para vocês! A princípio, vamos utilizá-lo apenas para organizar a matéria vista em sala de aula até o momento em que foi decretada a quarentena. A intenção é que vocês não se esqueçam do que estudaram e possam voltar com o conteúdo em dia, quando este período de afastamento terminar. Beijo grande! Bons estudos!

RESENHA
Iniciamos estudando a estrutura do gênero textual resenha. Mas o que é mesmo, “gênero textual”? Relembre!

1.      Tipos textuais X Gêneros textuais

a)     Os tipos textuais são apenas teoria, são conceitos. Os gêneros textuais são a concretização dessa teoria, isto é, gênero é a língua portuguesa na prática, existindo e atuando em nossas vidas.
b      b)      Os tipos são só cinco. Os gêneros são incontáveis.
       Exemplos: 1. descrição (retrato falado, anúncio de aluguel ou compra de algo);
                    2. narração (conto de fadas, notícia de um assalto);
                   3. Injunção ou instrução (manual de celular, receita);
          4. dissertação expositiva (texto de livros didáticos, artigos científicos);
          5. dissertação argumentativa (artigo de opinião, editorial, redações do ENEM).

        c) Definição dos tipos:
i)                    A descrição elabora um retrato verbal de algo ou alguém
ii)                  A narração conta uma história
iii)                A injunção dá instruções
iv)                A dissertação expositiva apresenta informações
v)                  A dissertação argumentativa defende uma opinião

2.      Resenha

aa)      Definição: a resenha é um gênero textual curto, cuja principal característica é escrever, de maneira breve, uma crítica sobre determinado assunto. A resenha ideal é composta não apenas pela crítica direta, mas também por momentos de descrição, e esses dois elementos devem estar em perfeito equilíbrio em seu texto.

bb)      Se a resenha expressa uma opinião (crítica) e também descreve aquilo sobre o que ela dá opinião, podemos afirmar que o gênero textual resenha é um texto do tipo textual argumentativo e também do tipo textual descritivo.

cc)      Conclusão: os textos são predominantemente de um tipo, mas podem apresentar fragmentos de outro tipo (ou outros tipos). A resenha, por exemplo, não é totalmente um texto de tipo argumentativo, já que apresenta descrição, mas é sim principalmente (predominantemente) uma argumentação, porque sua função principal é apresentar a opinião do autor.

3.      Explicações em vídeos e sugestão de leitura

aa)      Vimos em sala de aula, antes do confinamento, em nosso livro didático, exemplo de resenha de livro e exemplo de resenha de filme.

bb)      Compartilhei com vocês pelo facebook o link de um vídeo de 10 minutinhos que explica o que é e como elaborar uma resenha. O link é esse: https://www.youtube.com/watch?v=rDNfm3JesUw&feature=share&fbclid=IwAR0Uphor67MG5ZiqQKPynKGEiCYQN29Uc2qakdrSMbe0SAc1jGIunFv4ghE

cc)      Ficou estabelecido em aula, antes da pandemia, que o nosso trabalho do primeiro bimestre será exatamente esse: a elaboração de uma resenha crítica de um livro ou de um filme à sua escolha.

dd)     Sugiro que leiam um livro muito bom que está disponível on-line (gratuitamente) para vocês na versão em quadrinhos: O Diário de Anne Frank https://drive.google.com/file/d/1lrJiqKQg9jZU1Ju7TwgNiwUU8oib03BP/view?fbclid=IwAR3ykyeJpKDsFfjDeUlSZpbXc4qQQ9cEcdFFC8HrPQrhuyDrZ7mRto7vFnA . Há o filme também, mas ele fica bem mais interessante após a leitura do livro. https://www.youtube.com/watch?v=vV9eFSebiXc 


 Exercícios 

LEIA O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES.

Resenha Crítica: Sempre ao seu lado

Andressa da Silva Nascimento, 8° ano
 F. Maurício Araújo

O filme americano do diretor Lasse Hallstrom conta uma história baseada em fatos verídicos vividos por um cachorro japonês da raça akita. O diretor Lasse lançou 6 filmes, mas o que lhe proporcionou um lucro significativo foi o “Sempre ao Seu Lado”.
           O conflito começa quando Parker encontra um cãozinho abandonado numa estação de trem e durante muito tempo, ele tenta encontrar seu verdadeiro dono. Mas seus esforços foram inúteis e ele acaba decidindo ficar com o animal.                
A mulher do professor Parker não aceitava o Hachiko em sua casa, por causa de outro cachorro que havia morrido, mas Parker acaba convencendo-a, argumentando que o cão traria um pouco de alegria para sua casa, além disso, a mulher acaba concordando que o cachorro fique porque ela percebe que seu esposo já estava muito apegado ao animal.
O tempo vai passando e o filme mostra uma intensa amizade entre o cão e o seu dono. Durante vários dias, Hachiko acompanha Parker até uma estação de trem onde seu dono vai para o trabalho
O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo. Ele tenta mostrar que até um cachorro pode se tornar o verdadeiro amigo do homem, basta existir um relacionamento de afeto e lealdade.
Para a tristeza do telespectador, quase no final do filme, Parker morre em seu trabalho enquanto dá aulas de balé. Uma morte muito silenciosa. Hachiko, seu cão fiel, o aguarda durante muito tempo. A esperança alimentava o cão em reencontrar seu dono, mas todo seu esforço era em vão. Hachiko ainda tem um sonho muito impressionante com seu dono e ele ainda acredita que ele vai voltar.
       A cena que arranca lágrimas de muita gente é quando mesmo depois de anos, já velho, Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando, ainda na esperança de reencontrar Parker.
      O verdadeiro Hachiko nasceu em Odacom em 1923, no Japão, e o seu verdadeiro dono, o Dr. Eisaburo Ueno, professor de universidade, morreu em 1925.  Nos anos seguintes, o cão voltou à estação de trem para aguardar o seu dono. Hachiko morreu no mês de março em 1935. Atualmente, existe uma estátua dele na estação de trem Shibuya.
        O filme é maravilhoso e recomendo para toda família, pois além de pertencer a uma classificação livre, ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções. 

Nascimento, Andressa da Silva, 8° ano, 2018, São Gonçalo do Amarante 
Escola João Moreira Barroso, Professor Francisco Maurício Araújo



1ª) A finalidade do texto é
a) apresentar uma história de fidelidade de um cão e a bravura do seu dono.
b) apresentar um resumo e um ponto de vista sobre uma obra cultural.
c) criticar determinadas atitudes humanas com seus animais de estimação.
d) noticiar um filme que em breve será lançado no cinema.

2ª) Segundo o texto,
a) a história é baseada em fatos verídicos, onde um cão proporcionou lucros ao diretor do filme.
b) o conflito dar início quando a mulher do professor Parker decide aceitar o animal.
c) Parker encontra o um cão abandonado numa estação de trem e logo decide adotá-lo.
d) a frustração de Parker contribuiu para adotar o Hachiko.

3ª) No trecho: “O diretor Lasse lançou 6 filmes, mas o que lhe proporcionou um lucro significativo foi o “Sempre ao Seu Lado”.”, a palavra grifada introduz uma ideia de
a) alternância.
b) oposição.
c) adição.
d) conclusão.

4ª) A mulher do professor Parker resiste em concordar com o marido em adotar o Hachiko por causa de outro cachorro que havia morrido, mas ela acaba aprovando a ideia em aceitar aquele cãozinho em sua casa, porque
a) ela acredita que sua filha ficaria alegre.
b) o Hachiko poderia ser uma forma de substituir a ausência deixada pelo outro cão.
c) acredita que seu marido ficaria mais amoroso e paciente.
d) a relação entre o cão e o seu marido já era intensa.

5ª) O trecho abaixo que se identifica uma linguagem conotativa, onde a autora faz uso de uma expressão figurada para tornar a linguagem mais expressiva está em
a) “O conflito começa quando Parker encontra um cãozinho abandonado numa estação de trem...”
b) “O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo.”
c) “A cena que arranca lágrimas de muita gente é quando mesmo depois de anos...”
d) “...ainda na esperança de reencontrar Parker.”

6ª) No trecho: “... basta existir um relacionamento de afeto e lealdade.”, as palavras destacadas poderiam ser substituídas respectivamente, sem alterar o sentido da expressão, por
a) apreço e fidelidade.
b) dedicação e amor.
c) indiferença e respeito.
d) hostilidade e consideração.

7ª) Há uma opinião em
a) “A esperança alimentava o cão em reencontrar seu dono, mas todo seu esforço era em vão.”
b) “... Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando...”
c) “... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções.”
d) “O verdadeiro Hachiko nasceu em Odacom em 1923, no Japão...”

8ª) No trecho: “...pois além de pertencer a uma classificação livre...”, a expressão grifada foi utilizada com o intuito de
a) acrescentar posteriormente uma ideia nova.
b) introduzir uma oposição à oração anterior.
c) concluir o que havia dito anteriormente.
d) introduzir uma explicação para o leitor.

9ª) Segundo a autora, o que deixa o telespectador envolvido na história é
a) a reflexão.
b) o bom enredo.
c) a emoção.
d) o sofrimento.

10ª) O momento mais emocionante para muitos telespectadores, segundo a autora, está em
a) “Para a tristeza do telespectador, quase no final do filme, Parker morre em seu trabalho enquanto dá aulas de balé.”
b) “Hachiko, seu cão fiel, o aguarda durante muito tempo.”
c) “... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções.”
d) “... já velho, Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando, ainda na esperança de reencontrar Parker.”

11ª) Observe a frase: “Hachiko ainda tem um sonho muito impressionante com seu dono e ele ainda acredita que ele vai voltar.” Marque a alternativa abaixo que mostra a mesma expressão reescrita de uma forma diferente, mas com o mesmo sentido.
a) Hachiko sonha com Parker de forma impressionante e ele ainda acredita na sua volta.
b) Hachiko se impressiona com o sonho, e isso o motiva a esperar pelo dono.
c) Hachiko fica impressionado com o sonho, mas ele ainda acredita no retorno de Parker.
d) Hachiko fica impressionado depois do sonho com Parker, pois ainda acredita que ele vai voltar.

12ª) O texto foi escrito
a) em linguagem informal, para torná-lo mais expressivo e comunicativo ao leitor.
b) em linguagem coloquial, porque a escritora ainda não tem o domínio da norma culta.
c) em linguagem culta, pois o gênero resenha crítica não permite a utilização de elementos coloquiais.
d) em linguagem técnica, pois ele apresenta muitas palavras difíceis de entender o significado.

13ª) O trecho em que há um convite ao leitor para assistir ao filme Sempre ao Seu Lado é
a) “... ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções.”
b) “O filme é maravilhoso e recomendo para toda família...”
c) “O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo.”
d) “Atualmente, existe uma estátua dele na estação de trem Shibuya.”

14ª) No fragmento: “... depois de anos,  velho...” a palavra grifada estabelece ideia de
a) intensidade.
b) modo.
c) afirmação.
d) tempo.

5.      Gabarito
Agora confira o gabarito. Dicas: 1) em relação às questões erradas, primeiro vejam se entenderam porque erraram e se concordam com a resposta do gabarito; 2) caso não concordem, coloquem isso nos comentários dessa aula para eu poder explicar; 3) sublinhe as palavras desconhecidas que aparecerem no texto e 3.1) tente inferir (deduzir) o significado pelo contexto; 3.2) procurem seu significado no dicionário se não for possível saber o que é apenas pelo contexto.


1B / 2D / 3B / 4D / 5C / 6A / 7C / 8A / 9C / 10D / 11A / 12C / 13B / 14D



Nenhum comentário:

Postar um comentário